sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Primeiro "senhora"

Primeiro "senhora" a gente nunca esquece. Às vésperas de fazer 30 anos, um aluno cabeludo perguntou: "Professora, o que a senhora acha de?..." . O meu primeiro pensamento foi: "Quem? A minha mãe?". Casada, grávida e professora eu acumulo características de senhora e definitivamente já sou uma, mas escutar, assim, na bucha, foi uma surpresa.

As pessoas com as quais estabeleço relação de prestação de serviço já me chamavam de senhora ou pior, de dona. Esse tipo de relação de trabalho funciona melhor com um certo grau de formalismo, ao qual o termo "senhora" se adequa bem. No interior, ás vezes me chamavam de "doutora" por eu ser psicóloga, mas sempre rejeitei o título rindo e falando que eu ainda não tenho doutorado ainda. Tem quem entendia, tem quem não, paciência.

O "senhora" vindo dos alunos, alguns da minha idade ou mais velhos é que foi sentido como um divisor. O que quer dizer "ser uma senhora"? Revi as minhas representações sobre o tema e me preparei psicologicamente para incorporar essa nova persona. Uma senhora não pode falar besteira, tem que dar bom exemplo, tem que vestir-se de maneira recatada e elegante, não pode rir escandalosamente ou falar palavrão. Uma senhora é alguém ponderada, que nunca radicaliza em público, que sabe escutar e geralmente tem uma palavra mediadora. Uma das vantagens de ser senhora é que deu tempo de aprender alguma coisa sobre o que as pessoas querem dizer quando não dizem nada.

 Tudo tem sua hora e lugar. Com amigos, dá pra ser eu mesma. Como senhora não. Há responsabilidades e protocolos a serem seguidos.


Roberta Sant´André. Acredita que há mais entre o céu e a terra do que supõe sua vã filosofia.

45 comentários:

Sisa disse...

Roberta,
Quando eu estava estagiando numa faculdade, vários alunos me chamavam de senhora, e eu realmente ficava em choque. Ainda mais que, com menos de 30 anos, mais nova que muitos deles, solteira, sem filho e indo pra faculdade vestida mais informalmente que muitos deles, que iam pra aula direto do trabalho, eu não preencho assim tantas características de uma senhora. Quando vi que não adiantava pedir pra não chamar de senhora, até comecei a gostar, porque eu percebi que eles faziam tanta questão porque viam aquilo como um sinal de respeito. A parte boa era que mesmo assim eles me viam como uma amiga que estava lá pra ajudar, não como uma bruxa que era a pedra no caminho entre eles e o diploma. E olha que ser uma professora de Física não odiada é uma tarefa e tanto!
Beijos!
Sisa

Paula disse...

Oi Roberta!
Na vida realmente temos que desempenhar diversos papéis: filha, amiga, mãe, namorada/esposa, cliente ... e senhora.
A sua descrição for precisa: senhora exige uma certa compostura. Mas ainda bem que não é necessário ser senhora o tempo todo rs!
Eu também ainda não me acostumei com a nomenclatura rs!
Excelente texto!
Bjs.

Anônimo disse...

Oi Roberta,
Realmente o primeiro senhora assusta, e muito. Tb já passei por isso. Confesso que quando eu era mais nova eu achava engraçado (sim, porque eu dei aulas dos meus 19 aos 23 anos em escolas de ingles e muitos alunos me chamavam assim, inclusive uns de mais de 40). Como eu sabia que nao era eu levava na boa, mas hoje incomoda o tal senhora, acho que porque agora sim ele começa a soar mais verdadeiro. Mas a gente se acostuma... rsrs

Unknown disse...

Como eu, bem perto dos meus 30 anos, ainda uso aparelho ortodôntico, estou um pouco distante de ser chamada de senhora casualmente...
mas seu texto já me ajuda a me preparar para o momento que certamente chegará!

Andrea disse...

Roberta,

Eu tenho 34 anos, sou casada há 4 anos e tenho uma filha de 1 ano e 4 meses. Mas, mesmo com tudo isso, eu detesto - isso mesmo, detesto - ser chamada de "senhora"! Pra mim, senhora soa como ser chamada de "velha", no sentido pejorativo da palavra... Não que eu seja contra a velhice, não! Acho que há coisas maravilhosas em todas as fases da vida. Mas ser chamada de senhora, pra mim, em vez de respeito, acaba soando como desrespeito.

Mas não adianta, já virei senhora e sou tratada como tal na maioria dos lugares... Fazer o quê, né? É o tal do "protocolo".

Abraço.

Professora Vanessa disse...

Oi, Roberta!
Eu também sou lotada desses alunos cabeludinhos e muitas vezes inconvenientes! Agora, vou te falar uma coisa: prefira o senhora, porque o dona...
Abraços!
Vanessa.

Advokete disse...

� deveras, como diria vov� Bem, um dia isso ser� inevit�vel, mas, por hora, SENHORA � A PUTA QUE O PARIU!!

Unknown disse...

Meu primeiro senhora foi com 16 anos , hoje eu tenho 22 e ainda muitos me chamam assim nao tenho filhos nao tenho. Cara de velha mas até idosos me chama de senhora caras da minha idade chegaram a me chamar de tia.

Unknown disse...

Meu primeiro senhora foi com 16 anos , hoje eu tenho 22 e ainda muitos me chamam assim nao tenho filhos nao tenho. Cara de velha mas até idosos me chama de senhora caras da minha idade chegaram a me chamar de tia.

Unknown disse...

Meu primeiro senhora foi com 16 anos , hoje eu tenho 22 e ainda muitos me chamam assim nao tenho filhos nao tenho. Cara de velha mas até idosos me chama de senhora caras da minha idade chegaram a me chamar de tia.

Carla disse...

Kkkkk se acha nova com 30 kkkk nessa idade muitas mulheres já são avó kkkk adeus! vovó

Unknown disse...

Gente é normal ser chamada de senhora com 36 anos ?

Unknown disse...

Vixiii , eu acho isso uma idiotice , o que é senhora é senhora , o que é moça é moça ,

Anônimo disse...

Vdd eu fiz 35 este ano mas desde qdo casei aos 19 em alguns lugares me chamavam de senhora e meu ex de senhor.. hoje sou separada e agora com 35 é q vao chamar mesmo kkk se bem q ainda nao é a maioria

Unknown disse...

Vc já foi chamada de senhora com 38 perguntando p grupo em geral

Unknown disse...

Boa tarde! Depois que entendi o verdadeiro significado da palavra senhora! Me sinto honrada pelo tratamento!
O que desprezo muito e principalmente no ambiente comercial ser atendida com um meu bem! Meu amor! Isso sim é falta de respeito e menosprezo...

Unknown disse...

E eu! que fui chamada de senhora quando tinha 14anos por uma pessoa que mais velha, e hoje tô com 29anos

Unknown disse...

Acho que não 36 anos hoje em dia e considerada uma menina ainda!

Unknown disse...

Mulheres com 40 falando senhora tá no céu me poupe né

Unknown disse...

Kkkkk mais senhora p mim é de 60 anos

Jakeline disse...

E ridículo mesmo eu odeio ser chamada de senhora da empresa o q tão zoando da minha cara pq uns puta de uns cara veio até mesmo pessoas da minha idade ou até mais velhos mesmo cheios de rugas vem ainda me chamar de senhora isso pra mim e falta de ética isso deixa as pessoas deprimidas e como se fosse um preconceito isso deveria mudar de protocolos isso desvalorizar muito a conduta e o ânimo de qualquer pessoa isso desmotiva gera muitas consequências como ficar deprimidos e a depressao com estima baixa mata

Jakeline disse...

Concordo plenamente senhora pra mim e de 60 pra la

Unknown disse...

O-DE-I-O ser chamado de senhor

Unknown disse...

36 anos é vovozinha kkkk

Unknown disse...

Menina é até os 29 anos isso se ela tiver uma cara bonita certo...36 já Tiazona

Anônimo disse...

Nem homem nem mulher gostam de ser chamados de senhora, minha mãe de 60 anos não gosta, quem dirá uma mulher de 40... Aff, que insistência inconveniente desse povo de chamar os outros de senhor e senhora

Anônimo disse...

E eu odeio ser chamada de senhora, a primeira vez que ouvi isso foi com 24, e depois dos 27 mais frequente. Isso acaba com a pessoa, é ridículo, deixa o outro mal... Essa formalidade inconveniente precisa acabar, pois soa mais como ofensa do que como educação, então pra que ainda insistir nisso ?!

Pdll disse...

Minha mãe quando tinha 60 anos não gostava de ser tratada assim, quem dirá as pessoas em sua plena juventude !!!

Anônimo disse...

Eu tenho 42 anos e odeio ser chamada de senhora, nunca vou gostar. Ainda mais que tenho depressão desde a adolescência e ouvir isso soa como me chamar de velha.

Anônimo disse...

🥱🥱🥱🥱🥱🙄quantos anos vc tem 7😅

Anônimo disse...

Tenho 50 quando me chamam de senhora foco triste.

Natália disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália disse...

A verdade é que a mulher de 50 anos de hoje é a mulher de 30 anos de antigamente. Muita coisa mudou dos anos 90 pra cá, os costumes, a cultura, as posturas são outras. Temos tecnologias e produtos maravilhosos que deixam nossa pele bem tratada. Praticamos exercícios, artes marciais, pedalamos, temos o corpo condicionado, muitas vezes a barriga chapada. Temos tattos, usamos camisas legais, andamos de tênis, com as pernas de fora, sem fazer feio. Somos tudo isso e mais um pouco e nem precisamos ter muita grana pra ser como a gente quiser. Enfim, o que incomoda é tanta coisa ter mudado e esse negócio de "senhora", não. É , sim, um tratamento ultrapassado, além de não ser usado somente quando temos que cumprir "protocolos", mas a todo momento, quando estamos apenas querendo ser nós mesmas, no supermercado, numa loja de calçados, etc, em todo lugar. Usando mochila, tênis, com uma camisa bufenta de banda, descansando e tomando uma água de coco. Em todo lugar, parece que tem alguém querendo nos colocar em um status social diferenciado, em que nao podemos ser quem nós quisermos, estamos fadadas a sermos "senhoras". Perdão, não sou obrigada a aceitar o que quiserem me impor. O mundo mudou rapidinho em 20 anos e as pessoas sempre se adaptam às mudanças. Nós (mulheres) tbm mudamos muito. Por que tudo no mundo muda, menos esse tratamento que nos impõe um estigma depois dos 30 (quando estamos bem no auge pros padrões atuais)? Aceito esse tratamento em raras exceções e recomendo vcs a não se privarem de soltar um "senhora 'nao', por favor" no primeiro vocativo impertinente e um libertador "a senhora tá no céu" pros que persistirem na caretice. Nao tolere algo que vc não gosta, ainda mais nos seus momentos de lazer e despreocupação

Anônimo disse...

É como eu disse abaixo, se não gosta, não aceite. Primeiro peça com educação e se não te atenderem, saia de perto, até corte,
se quiser. As pessoas têm que parar de confundir formalismo e caretice com respeito. Não é um pronome de tratamento que define o respeito pelo outro, mas sim como vc se dirige ao mesmo

Anônimo disse...

Quem é vovô é quem tem mentalidade de velho a ponto de chamar uma pessoa com 36 anos de senhora

Anônimo disse...

Tenho 34 anos e agora nessa idade começaram a me chamar de senhora, algumas pessoas ainda me chamam de moça. Quando eu tinha 32 anos falaram que eu aparentava ter 17 anos, será que falaram só pra agradar? É chato ser chamada de senhora aos 30 anos, me sinto como se aparentasse ter 40 ou 50 anos.

Anônimo disse...

Eu também sou chamada assim e fico muito mal não gosto pois penso que senhora e uma pessoa dos 60 e eu só tenho 34 fico imaginando será que aperento ser bem mais velha

Anônimo disse...

De vdd acho isso uma besteira, faz muito tempo que o Senhor e Senhora não tem nada a ver com a idade e sim por respeito e falta de intimidade, o você se usa mais com pessoas mais próximas... Simples assim.

Anônimo disse...

curry 6
supreme shirt
air jordan
supreme
kyrie 8
yeezy 700
fear of god essentials
nike sb dunks
off white jordan
off white

Anônimo disse...

Tem mas velhos de 60 que me chama de dona e senhora tenho 34 anos,meu marido 29 ele zoa de mim, mulheres não casem com homems mas jovens

Anônimo disse...

Pra mim minha opiniao é que cada um respeita opiniao do outro, todo mundo tem nome, e como sexualidade, gosto, formas etc ninguém é igual ao outro.

Anônimo disse...

Fui chamada de senhora a primeira vez com 32 anos, mas a partir dos 34 ficou mais frequente até pessoas bem idosas me chamando de senhora e hoje depois dos 40 não aguento mais ser chamada de senhora fico muito pra baixo, me sinto bem mais velha...Não sou idosa e me sinto como se fosse...

Anônimo disse...

Ele nem é tão novinho assim 😅

Anônimo disse...

Eu não gosto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...