sábado, 29 de setembro de 2007

Quintana

Bom, quem não é gaúcho talvez não saiba, mas dia 20 de setembro é um dia importantíssimo pra gauchada. Dia de lembrar um pouco da história, da revolta que durou 10 anos, matou muita gente e, trouxe conquistas importantes. Mas é o dia em que todos vestem a pilcha (roupa típica) e levam o mate pra rua. É o dia em que pais e filhos saem a cavalo e se ouve música gaúcha o tempo todo. Muitas destas coisas são cotidianas, apenas ganham mais intensidade neste dia.

Para comemorar, trouxe aqui para o blog um poema de um gaúcho célebre, para mim o maior poeta que existiu. O poema se chama Oração e é de autoria no saudoso Mário Quintana:

“Daí-me a alegria
Do poema de cada dia
E que ao longo do caminho
Às almas eu distribua
Minha porção de poesia
Sem que ela diminua...
Poesia tanta e tão minha
Que por uma Eucaristia
Possa eu faze-la sua
‘eis minha carne e meu sangue’
A minha carne e meu sangue
Em toda a ardente impureza
Deste humano coração...
Mas, ó coração divino
Deixai-me dar de meu vinho
Deixai-me dar de meu pão
Que mal faz uma canção?
Basta que tenha beleza.”

Faço minhas as palavras de Quintana e desejo que todas recebam um pouquinho de poesia todos os dias, tchê!

Renata, uma gaúcha que não tem vestido de prenda, mas tem orgulho de sua terra e não passa um dia sem tomar chimarrão. Acredita que a poesia pode ter várias formas, basta que a gente a perceba.

6 comentários:

Angel disse...

Oi Renata! Acho ótimo vc exaltar a sua terra e o que ela tem de importante. Adoro poesia e Mário Quintana é realmente maravilhoso.
Beijos

Paula disse...

Que bacana, Renata! Se não valorizarmos nossas raízes, nossas tradições e nossa história, quem o fará? Quem seremos nós afinal? Muito lindo este seu amor pela sua terra!
Adorei!
Beijos.

Sisa disse...

É tão bom ter orgulho da terra da gente né? Eu acho lindo falar "Sou mineira"... Ainda que meu sotaque esteja meio confuso e indeternimado atualmente (Mineira? Paulista? Começando a falar igual portuguesa? Ó céus!), minha origem sempre fala mais alto que o sotaque.

Advokete disse...

Pra vc sentir mais orgulho da sua terra, Renata: quando eu voltei do meu intercâmbio, minha amiga gaúcha, logo que entrou no avião e deu de cara com o comandante, perguntou: ESCUTA, COMANDANTE, TU É GAÚCHO? E o comandante respondeu: COM A GRAÇA DE DEUS!! Acho bacana a gente se orgulhar das nossas origens e da nossa história. Com um país grande como o nosso, nem sempre a gente conhece bem a História dele como deveria :-)

Professora Vanessa disse...

Nossa, você trouxe Quintana para o blog... Precisa mais?!
Um abraço, Renata!
Vanessa.

Unknown disse...

Adoro o Quintana.
Adoro os gaúchos.
até aqueles que não tem vestido de prenda e deveriam se envergonhar.. rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...