sábado, 22 de setembro de 2007

Trabalho Manual

Sabe uma coisa que adoro fazer? Trabalhos manuais.
Encapar caixas, cadernos, livros, bordar, desenhar.
Pena que faço isso com uma desenvoltura digna de criança reprovada no 3 vezes no jardim da infância.

Uma vez tentei bordar com ponto cruz um suporte de trecos para por no berço do meu sobrinho. Era fofo! Tinha uma alça fofa e quatro bolsos com ursinhos mais fofos ainda. Isso foi quando meu primeiro sobrinho ainda estava na barriga da mãe. Ele já tem mais de 4 anos e o suporte não ficou pronto. Não ainda.

Outra vez tentei fazer uma bolsa de crochê. Senhor da Glória! Como pode alguma coisa fazer a mão doer tanto como aquela agulha inofensiva? A bolsa ainda está em confecção, mas desde então elas já saíram de moda e voltaram umas 3 vezes.

E teve também aquela blusa de tricô que era branca azul e rosa. Lindíssima! Mas não serve nem no Jô Soares. Tenho medo de entrar dentro dela, me perder e nunca mais conseguir sair.

Na minha adolescência eu adorava fazer pães. De batata, de mandioca, de queijo. Acredito que eram bons, mas como eu sou esfomeada não sirvo de parâmetro para atestar essa informação.

No momento tenho vários projetos em andamento - ou quase isso: barricas para encapar, um porta brincos para costurar, a bolsa de crochê (aquela mesma, eu não desisto nunca!) ...

Mas tem também algumas coisas bem sucedidas.
Tá, não são exatamente bem sucedidas... mas pelo menos dá pra usar.

É o caso do...
do...
do...

É, acho que não tem nada que eu possa contar aqui que fiz e que foi útil para a humanidade.

Mas de todo jeito é sempre uma terapia para mim.

E você? O que gosta de fazer?


Milena é uma mulher que gostaria muito de ter talento mais não tem. Escreve aqui aos sábados e para compensar o cansaço da semana passada hoje resolveu escrever algo bem mais leve.




13 comentários:

Anônimo disse...

é o caso ...
da toalha amarela. :)


mas a peruca de Super sayajin ficou melhor :P

Angel disse...

Milena, eu também sou um fracasso em trabalhos manuais. Pra começar, nem tento, não gosto, acho enfadonho, chato. Minha mãe é frustrada por isso. Gosto mesmo é de fazer doces, bombons, guloseimas engordativas.
Adorei o texto!
Bjos
Angel

Paula disse...

Ei Milena, que negócio é esse de sem talento? Você escreve muito bem e faz isso à mão primeiro!
Eu sou meio "amélia", sabe? Faço ponto cruz (nível de dificuldade médio, no máximo rsrs) e encapo caixas, cadernos (??? acabou rs) bem. Mas adoro mesmo cozinhar: doces e massas são meus favoritos! Ver aquele monte de ingredientes se transformar em um bolo, por exemplo, acho fascinante!
Mas tricot, crochê, automaquiagem, penteado no cabelo, costurar, afff, sou uma negação!
Seu texto foi muito bom!
Beijos.

Sisa disse...

Meu negócio é sempre cozinha. Mas sei fazer ponto cruz (sem avesso perfeito), de vez em quando faço uns cartões de cartolina recortadinhos e toda minha habilidade termina aí... Mas realmente, o que importa não é o resultado. É desestressar. E suas caixas encapadas ficam lindas.

Renata disse...

Milena, acho trabalhos manuais muito legais e aprender alguns dles fazer parte do meu "projeto de vida", tipo pra quando eu para de estudar (acho que nunca). Mas minha filha é super habilidosa (sem pressão), então acho que me realizo ajudando-a no que posso por enquanto. Claro que teno uma manta sendo feita há 3 invernos. Há quem aposte que no próximo estará pronta. Vamos ver.

Andrea disse...

Milena,

Eu nem me meto a tentar fazer nada disso porque sou um verdadeiro desastre!! Sempre falei que, pra trabalhos artísticos manuais eu sou péssima, não saí do jardim de infância. Mas pra trabalhos manuais técnicos - com ferramenta, ou desenho técnico, consertar coisas - aí eu vou bem.

Pra ter idéia do meu nível de infantilidade no assunto: quando eu fazia Cefet (2o. grau técnico) tinha uma parte artística de enfeitar os desenhos de perspectivas. O professor olhou pras minhas plantinhas, enfeitando o jardim e falou: "mas o seu desenho é tão infantil, né, Andréa?" Eu fiquei com cara de tacho... Só passava na disciplina porque era boa na parte técnica do desenho. Ainda bem...

Mas tem algo que faço com as mãos: eu toco violão e teclado! Adoro tocar! Mas não sei se isso vale como "trabalho manual"...

Muito legal o texto!

Beijos.

Gisele Lins disse...

Hi, Mí, não colou... Adorei o texto também, mas categoriza:
Peruca do super sayajin
Tocar violão
Escrever maravilhosamente à mão
Bolo de mação verde com passas
Vinagrete (REZA A LENDA, HIHIHI)
Encapar caixas
Planilhas ninjas categoria difícl no excel (isso é uma arte)
Pasta de beringela.
É mole ou quer mais?^
Beijos!

Professora Vanessa disse...

Ei, Milena!
Que legal o seu texto! Tudo mundo quis contar um pouquinho do que sabe e do que não sabe fazer também, por que não?! Olha, eu por exemplo amo fazer cachecol no inverno! (Sisa também, que eu sei!)Faço no tear e nas agulhas. Até já vendi! Todos os que eu uso sou eu mesma que faço! Você também tece muito bem e eu não estou falando da blusa do Jô! Você tece palavras! E como tece...
ADORO os seus textos!
Um grande abraço,
Vanessa.

Unknown disse...

OI Milena!
Acho q vc tem muito talento com as caixas, elas ficam lindas! Eu não tenho muitos talentos e além disso tenho bastante preguiça, gosto mesmo de fazer doces e tenho um projeto pra quando me aposentar: quero aprender a pintar telas, pq com a pintura eu era muito boa qdo criança/adolescente!Muito bom o texto!bjs

Anônimo disse...

Milena...
vc tem um dom mais lindo que qualquer outro... tocar violão e cantar... te garanto que qualquer trabalho manual perde para essa característica sua! Esse seu dom...
E o caso da toalha amarela foi bem lembrado!
beijos!!!!

Thalita disse...

Sabe? Eu de pequena fazia muitas coisas. Adorava o crochê e cheguei a fazer dois biquinis! E usei!
Também sou boa em furar parede, fazer cimento, consertar telhado, lavar roupa (é...à mão... mas thanx God agora tenho máquina de lavar)...
Atualmente, a melhor coisa que faço à mão é apertar o botão do controle remoto enquanto a outra mão vai se esfolando inteira com as arranhadas e mordidas da minha cã (Nanda)... Ah! e teclo também o dia inteiro, tudo à mão!
Beijinhos

Kimera Kenaun disse...

Meu, já disse, tenta fazer origami, fácil, barato, simples e todo mundo acha lindo...

beijos!

Unknown disse...

Fábio,
não sei se dá pra considerar bem sucedido algo que me deu bolhas nos dedos por meses a fio...

Angel,
eu já gostei de cozinhar um dia, mas hoje estou tentando me encontrar em outro canto. Quem sabe não volto pra culinária?

Paula,
meu cotovelo tá ardendo até agora com esse negócio de você ser meio Amélia! desagradável...
rs

Cecília,
minhas caixas ou minha caixa? do começo ao fim mesmo só ficou pronta a azul... e bem que eu tentei fazer mais delas...

Renata,
boa sorte com a manta! quem sabe não fica pronta antes da minha bolsa de crochê???

Andréa,
se tocar valer como trabalho manual, então tô dentro!

Gi,
tá bom, acho que vou focar na culinária... metade da lista que você fez é de comida! E olha que nessa categoria você me ganha com um pé nas costas =)

Van,
posso encomendar um cachecol pro próximo inverno?? Adoro cachecóis! Com a supervisão da mírcea até fiz um em 2006! Ficou lindo!

Débora,
meu projeto pra aposentadoria é aprender a fazer bolo com pasta americana, iguais aos da Letícia, lembra? hum... deu água na boca!

Carol,
você é outra que não pode falar que eu tenho dons manuais. Automaquiagem, caixas, presentes, até pintura de casa é com você mesmo!

Thalita,
Sei bem desses seus dons com o controle remoto e a cã - que arranha tanto que mais parece um gato! mas também aposto nos seus dons de auto cabelereira... =)

Kimera,
pois é, mas esse lance de fazer tudo com um papel só é que me mata! nem dobrar e colar eu consigo, imagine só colar?!

bjos a todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...