domingo, 23 de setembro de 2007

”30 e uns” ou ”36”?

Nunca entendi porque nós mulheres depois dos 30 não podemos mais falar a nossa idade. Fica sempre aquela coisa … ‘tenho 30 e uns’, ’40 e uns’, ou ‘sou modelo 3.0 ou 4.0’ essas coisas.


Desde pequena minha mãe me ensinou que era falta de educacão perguntar a idade dos outros. Claro principalmente depois dos 35, 40 anos. Ela não me disse isso dos 35 anos, mas eu como era uma crianca inteligente tinha sacado logo esse detalhe. Afinal ninguém tem vergonha de perguntar a idade de uma menina de 22 anos, mas se a gente acha que a pessoa tem mais de 30, aí ja comeca o problema. Me lembro até hoje o caso de uma tia da minha mãe, que passou tanto tempo nos ‘50 anos’ que a filha mais velha dela ja estava ficando mais velha que ela…


Porque realmente é assim? Algumas dizem que é por causa do machismo, os homens só querem as ‘menininhas novinhas’, e se sabem que uma mulher é mais madura ja correm do pau, mesmo aqueles que são tão ‘maduros’ quanto elas, tenho que admitir que isso é uma realidade. Mas se é por causa do machismo porque tantas mulheres casadas também escondem a idade? Acho que muita dessa pressão é a gente mesma que se impõe. A pressão de ser eternamente jovem e bonita. Acho que devemos sim cuidar da nossa aparencia, quero ser uma quarentona porreta, uma cinquentona irada, quero ter muita saúde, chegar lá inteirona. Mas também quero SIM, ter a minha idade. Quero chegar aos 36, 47, 53, 66, 71…. Quero poder comemorar todos os meus aniversários com muito orgulho, com todas as velinhas que tenho direito no bolo.



Liz não tem medo de envelhecer, pretende comemorar seus 30 anos com uma festa de arromba. É super fã de Dercy Goncalves que comemorou seus 102 anos de idade com todas as velinhas no bolo.

12 comentários:

Angel disse...

Oi Liz!
Sou também adepta das velinhas no bolo, tantas quantas forem os anos a comemorar. Adoro ter chegado aos 30 e ter 33 hoje. Não escondo isso de ninguém! Não esqueça de me convidar pra sua festa de arromba!
Beijos
Angel

Sisa disse...

Oi Pe!
E se eu fizer uma festa de arromba aos trinta, você vem? Ia ser o melhor presente. Mas se não der, não tem problema. Eu sei que a gente ainda tem muitos anos pra comemorar juntas! Afinal, eu também quero soprar cada vela da minha vida!

Anônimo disse...

Este blog é muito interessante!
Virei aqui todos os dias para conferir o que essas meninas, tão expressivas, têm para contar de novidade.
Gostei da tema deste blog - e vocês todas apareçam ,também, no meu espaço,na Gazeta do Povo on line - e será sempre uma alegria receber a visita de uma turma tão despachada e expressiva.
Longa vida para o Drepente 30!!

Renata disse...

Já me peguei falando que vou fazer 15 mais 15... Por quê? Não tenho idéia, mas me pareceu libertadora esta coisa de comemorar cad anode sua vida. claro que a gente comemora, mas falar desta forma é realmente libertador.
Bjs!

Andrea disse...

Liz,

Concordo com você: acho uma bobagem este medo de envelhecer que atualmente toma conta das pessoas. Temos que ter orgulho de nossa idade, seja ela qual for. Temos que ter orgulho de tudo que carregamos como bagagem por todos os anos vividos.

Lya Luft fala exatamente sobre isso no livro "Perdas e Ganhos". É muito lindo o que ela escreve. Eu me identifiquei muito, pois também acho que, se o tempo nos leva o vigor da juventude, ele nos dá em troca uma sabedoria que supera aquilo que "perdemos". E será que perdemos mesmo? Acho que não. Acho que, quanto mais o tempo passa, mais temos a ganhar...

Andrea disse...

Meninas do Blog,

Tenho que dar os parabéns pra vocês, pela visita e o comentário da Doralice Araújo, jornalista lá da minha terrinha (Curitiba!).

É muito legal ver alguém do meio jornalístico elogiando o blog de vocês! E é muito merecido, porque os textos são sempre ótimos - tanto que virei leitora assídua!

Abraço grande e, fazendo coro com a Doralice: longa vida ao De repente, 30!

Professora Vanessa disse...

Liz,
você também é fã da Dercy?! Também a considero uma figura folclórica brasileira!
Abraços!!!

Gisele Lins disse...

Liz, eu adoro a Dercy, adoro velas no bolo e só pretendo ter fôlego para apagar todas quando o meu estiver cheinho delas.

Agora, essa questão da preferência dos homens por mulheres mais jovens é fato. Ainda estes dias escutei de um que considero especial que ele prefere mesmo (fiquei pasma e um tanto decepcionada). Quem perde, afinal, são eles, que têm uma modelete lindinha do seu lado, mas que dificilmente será capaz de acompanhar seus anseios, sonhos e dúvidas, ou mesmo uma conversa mais séria com seus próprios amigos.

Paciência, não? Cadum, cadum, nós também podemos fazer o mesmo se quisermos...

Um beijão!

Paula disse...

Oi Liz!
Muito bom seu texto!
Eu não sei o que acontece com as pessoas, mas taí uma coisa inevitável: a passagem dos anos. Então, mentir e enganar para quê? Tem cada mulher de "30 e tantos" ou "quarenta e tantos" tão linda, bem-sucedida, inteligente! Teria mais é que se orgulhar da idade!
Eu nunca liguei muito para esse lance de idade, mas respeito quem não gosta de falar sobre, então nunca pergunto rs.
Acho que não é um número que diz quem somos, mas sim a bagagem que trouxermos decorrente do que foi vivido!
Beijos.

Anônimo disse...

Oi, Liz!!!
Parabéns pelo texto, está ótimo!! Concordo plenamente com você e eu, que ainda não passei dos 30, mas comemorarei em grande estilo, costumo dizer aos meus amigos que não troco meus 28 anos pelos 18 que já tive...hoje sou uma mulher, bem mais madura, mais tolerante, que sabe aproveitar bem mais, e com mais responsabilidade, os prazeres de viver.
Abraços.

Angel disse...

Tomo a liberdade de agradecer à Doralice e à Andrea pelos elogios e incentivos. É bom saber que temos boa receptividade, principalmente conquistando leitoras como vocês.
Doralice, vou verificar a Gazeta do Povo, me aguarde!

Advokete disse...

Eita que quando eu completei 30 fiz festa pra comemorar! Afinal, com todas as dificuldades essenciais da pr�pria vida, estes trinta anos s�o s� motivo de orgulho!! E pode escrever a�se Deus quiser o Sydnei Magal vai cantar a Cigana Sandra Rosa Madalena pra mim saindo de dentro do bolo na comemora�o dos meus 40!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...