quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ansiedade ou gula?

Após um dia de trabalho extremamente estressante, me desencontrei com meu marido (que seria minha carona para casa) e acabei tendo que ir embora a pé. No caminho avistei uma sorveteria, um lado meu queria entrar e achava que depois de um dia perturbadíssmo eu merecia me acabar no sorvete, o outro lado queria logo chegar em casa e continuar cabendo na calça 40. Bom, nem preciso dizer quem ganhou a disputa né?

Era uma sorveteria self service com tudo o que tem direito, montei meu sorvete do tamanho do meu estress, quando cheguei ao caixa, olhei do lado e me deparei com uma menina bonita, bem paty e magra, percebi que ela me deu uma medida e parou no meu sorvete, nem pestanejei, respondi no mesmo nível, dei uma medida nela e parei no sorvete dela, foi quando eu fiquei com vergonha de mim. Ela havia pegado apenas uma bola e um morango....Então me sentei e fiquei analisando a situação, lógico que tomando o meu sorvete, concluí que estava acima do peso porque eu sou uma esfomeada nata, sem nenhum tipo de auto controle e a menina, certamente magra porque possuía um auto controle sobre seus impulsos de gula.

Fui embora para casa e fiquei me perguntando: “qual o seu problema? Porque uma bola não bastava?? Concluí que pareço uma sanfona e que quando estou gordinha certamente estou ansiosa com alguma coisa. Acho que minha mãe não podia me ver chorar quando eu era criança, que ela colocava comida na minha boca na tentativa de me ver parar, daí o paralelo entre comida e bem estar...(olha q feio né? Colocando a culpa na minha mãe...).

O único momento estressante da minha vida que fiquei magra foi antes do meu casamento, lógico que com uma “pequena” ajuda médica. Definitivamente não tenho uma relação saudável com a comida. Ela funciona como um escape pra mim. Passo momentos de muito auto controle, depois sem eu me dar conta as coisas desandam, só percebo quando tenho que quase deitar na cama pra fechar aquela calça adorada.

Bom, mesmo nesse vai e vem, tenho esperanças de conseguir alcançar o tão sonhado auto controle sobre minha gula, ops, ou melhor, ansiedade. Vou tentar fazer ioga, depois conto pra vocês se funcionou...


Débora é da opinião: Tá estressado? Vai num bom rodízio de pizzas que passa!

11 comentários:

Carolina disse...

Débora...
você não é a única, na minha opinião todas as mulheres são assim, até as mais magras e pattys..rss só que essas eu acho que se acabam numa caixa de cereais light, ou um prato enorme de legumes, enquanto que nós devoramos sorvetes e chocolates..rss (Que são mais interessantes, né)

Outra coisa, comece a observar quando isso acontece... comigo é sempre antes da menstruação...
é todo mês.. alguns dias antes daqueles dias eu devoro uma barra de chocolate, depois passa a vontade monstro, e fica apenas a vontade normal de quem gosta de doce...

mas tenta a yoga e conta depois pra gente!
beijos

Sisa disse...

Oi Débora,
Eu dei uma engordadinha, não muito, aqui em Portugal. Já chorei, já desesperei, já jurei pra mim mesma fazer dieta... Mas sou igual você. Meu stress passa com um bom rodízio de pizza. Outro dia li um texto do Xico Sá que lavou minha alma, falando de como era bacana ver uma mulher comer coisa gostosa com apetite, que isso não se vê mais rs...

Aline Bahiense disse...

Meu professor de taekwondo diz: quem consegue controlar sua gula consegue controlar tudo em sua vida. Acho que ele tem razão. E sendo assim, tenho ainda muito pouco controle sobre tudo rsrsrsrs.
Força pra nós!

Mariana disse...

viva o chocolate! ele me salvou hj! hahahahhahaa!

Unknown disse...

Concordo em gênero, número e grau!!!
Senhor da Glória, como pode alguém ser feliz ao extremo só porque comeu 120% do volume do estômago?
Será que é serotonina? dopamina?

Por outro lado, também culpo a minha mãe... quem mandou me ensinar que é feio desperdiçar comida??

Já tentei fazer Ioga, mas o lance de inspirar, expirar e fazer pose do pássaro ao som daquela musiquinha não combinou comigo!
Quem sabe você não me convence?

Bjos!

Kimera Kenaun disse...

Sou das mesmíssima opnião, tá estressada? q pesacaria q nada...bom bom chocolate resolve tudo!

se bem q esses tempos descolei um curso de dança de salão pra desanuviar... olha... é uma boa

rs rs rs

Paula disse...

Ei Débora!
Que atire a primeira pedra que nuuuuunca se perdeu em um mega sorvete, um chocolate enorme ou um bom rodízio de pizzas!
Sabe, eu tinha muito este problema, e percebi que depois que comecei a fazer exercício com regularidade, as coisas se acertaram um pouco. Agora tenho menos crises rsrs.
Agora, fala verdade, você usa manequim 40, ou seja, não é gorda! A garota devia ser muito magra, mas quem garante que por trás de tanta beleza não se esconde um distúrbio alimentar bem mais sério?
Eu sou mais me atracar com um sorvetão enorme (embora me culpe depois) a passar a alface com molho de água ou pôr tudo que comi para fora depois!
Acho que ioga pode te fazer bem, embora eu não tenha gostado. Na hora do relaxamento, dormi, e quando o pessoal levantou, continuei lá deitada rsrsrs. Nunca mais voltei! Conte depois como foi!
Beijos.

Renata disse...

Débora,acho que vale comer algo que te dê prazer e te ajude a superar estas crises. Mas, no meu caso, as crises sãotão frequentes (ou a gula) que estou tentando me controlar, até por questão de saúde...
se a ioga funcionar, quero saber!
Bjs

Unknown disse...

É meninas! Pelo jeito as mulheres nasceram com o gen da gula embutido! Acho que nós que somos normais! Anormal é a menina q pegou uma bola de sorvete, ou pq, como a Paula disse, ela tem um transtorno alimentar ou pq ela não tinha dinheiro pra comprar mais!!!KKKKKKKK O que me desanimou foi o que a Aline disse, que quem tem controle sobre a gula tem controle sobre tudo na vida! Pelo jeito eu vou demorar para controlar minha vida, pq meus surtos de gula são durante o mês todo!rsrs Quanto aos comentários sobre a ioga, to até vendo eu tbm não me adaptar pq não gosto de nada parado, mesmo assim vou iniciar as aulas e depois conto pra vcs se me ajudou!
bjs

Angel disse...

Pra mim quem pega apenas uma bola de sorvete tem de ser internada na camisa de força. Eca! De coisa boa a gente tem de se fartar, sem culpa! Essa semana foi muito tensa pra mim e me entupi de doces. Tô zem agora!
Beijos
Angel

Advokete disse...

Sabem aqueles mega-hiper-super-turbo hamburguer de picanha com bacon, cheddar, presunto, molho barbecue e cebola (sem alface e tomate, claro), devidamente acompanhado de batatas fritas gigantes e coca light, coroado por um brigadeiro e um casadinho? POIS É, ACABEI DE COMER!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...