sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Isso aqui é assunto SAFADO!

Não, não vamos falar de homens. Tampouco falaremos de sexo, já deixo avisado aos mais afoitos. O assunto safado aqui é outro: POLÍTICA!

É claro que eu não vou tecer um ensaio sobre o tema. Quero, antes de tudo e qualquer coisa, deixar aqui o meu registro de indignação e repúdio com relação ao que vem acontecendo com o nosso dinheiro. É mensalão, é mensalinho, é pensão alimentícia, é jatinho...é dinheiro público e dinheiro público é nosso!

De quantas coisas a sua cidade, o seu bairro precisam? De muitas, com certeza! Sempre há melhorias a serem feitas. No entanto, tais melhorias podem vir a ser feitas no último minuto do segundo tempo, próximo das campanhas políticas, porque sabemos ser muito mais interessante para os nossos governantes e representantes.

Representantes do povo. Nossos deputados e senadores têm cumprido o seu papel? Têm realmente nos representado ou vivem olhando para o próprio umbigo? É necessário responder?

Na época do impeachment do então presidente Collor era bonito ver as pessoas protestando e lutando por seus direitos. Eu não fui às ruas, mas fui um pouco cara-pintada. Sabia o que estava acontecendo, me interessava por política, discorria sobre o assunto com naturalidade. Tinha a ilusão de que aquilo seria um divisor de águas na história política brasileira. Eu era adolescente e sentia que podia mudar o mundo! Eu já não acreditava em Papai Noel, pelo menos.

Lula assumir o poder executivo no Brasil representou o sonho de milhões. Era bonito ver alguém que veio do povo dizer que governaria para o povo, com o povo. Um discurso romântico, com certeza. Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Eu acreditei, e até acho que Lula tem feito algumas coisas interessantes, mas como muitas vezes errado é quem te apóia...

Impostos. Agora que sou casada e tenho que pegar o boi pelo chifre que eu vejo como é caro viver, manter uma casa, carro. Ainda tem a danada da CPMF que é, na minha opinião, um dos impostos mais safados que já criaram. Digo isso porque é um dinheiro que geralmente não sentimos que estamos pagando. Às vezes centavos são descontados e nunca fazemos conta, mas no final é um valor significativo. E o governo, que quando anunciou a CPMF disse ser tal imposto provisório, acostumou-se a ele. Tanto é que essa semana os nossos representantes têm estado às voltas com a votação da permanência da CPMF. Há crimes perfeitos! Obrigada, FHC! Obrigada, Lula! É bonito ver...


Vanessa, brasileira, natural de Nova Lima, procura pagar suas contas em dia. Vai ao banco e pega fila caso seja necessário, mas não se lembra de ter autorizado o pagamento de seus impostos via débito automático.

8 comentários:

Anônimo disse...

Aí Vanessa,
aproveita que vc está em sala de aula para abrir a cabeça de seus alunos, prá que eles possam ver que em breve, não haverá contribuinte que aguente pagar tantas contas, próprias e alheias, sejam elas das bolsas-valem-votos ou de pessoas que usam o poder concedido pelo voto e pela Estado para levar vantagens.
Sei que a "paspatinha" ainda vai sofrer as conseqüências desses pseudo-eleitores , mas quem sabe os seus netos terão menos motivos prá se envergonharem. Vamos torcer.
Bjs.

Paula disse...

Oi Vanessa!
Sabe por que eu acho que política é um campo para o qual a imensa maioria do povo brasileiro não está prepardo? Porque não temos memória...
Muita coisa se esquece e é perdida em meio a tanta safadeza e malandragem; as pessoas acabam se acostumando e achando natural. Grande parte não entende que está sendo roubado e lesado no seu direito de ser cidadão, porque muita gente nem sabe o que é isso!
Se as pessoas soubessem a importância e o valor do voto... Que aqueles 512 deputados federais, 81 senadores e mais não sei quantos deputados federais não estão acima do bem e do mal, que estão lá para nos representar e que, como em qualquer outro emprego, se não fizerem tudo direitinho podem sim serem demitidos, talvez esta sensação de "mãos atadas", de nulidade, amenizasse um pouco...
Excelente texto!

SM disse...

Isso porque CPMF é apenas uma das sacanagens. Se fizermos uma lista de meios pelos quais nosso dinheiro é roubado... Hmmm... Melhor parar. É um assunto pra lá de revoltante!

Segura, Brasil!!!

Angel disse...

Vanessa, seu texto é ótimo. Mais uma vez vc cumpre seu papel de educadora conosco e com nossos leitores. Temos mesmo que nos irritar, protestar e fazer o que as mãos e a cabeça alcançarem pra mudar essa realidade.
Beijos
Angel

Anônimo disse...

oi vanessa!!!

Seu texto está tocante. Quando vc fala da sua esperança,dos seus sonhos de quase cara-pintada, está representando todos nós e a decepção que sofremos sempre, a cada nova eleição, quando depositamos nossa confiança em algum político que nos decepciona. Essa situação só vai mudar quando eles forem responsabilizados pelos seus ROUBOS. Adorei seu texto e assino em baixo!!!

Sisa disse...

Postei um comentário aqui e ele sumiu, sacanagem... Resumindo, apesar da vontade de morrer que a gente tem quando vê essas sacanagens, a gente tem que se apegar às coisas que funcionam como um safanão (tipo esse texto que faz a gente lembrar do tanto que é roubado e explorado) e usar a única arma que nos resta: O VOTO. Ai que desânimo que eu tenho às vezes desse nosso país...

Anônimo disse...

HAMMM..entao esse era o assunto safado que vc falou na sala!!!!Lembra vc so disse que estava construindo um texto cujo o nome era esse assunto safado..e todos nos..ja pensamos besteiras..vc disse senas do proximo capitulo..nos deixou na vontade..agora sei qual é esse assunto safado...safado msm..
bjinhos...

JHOW JHOW disse...

OI VANESSA

HEHE, CHIQUE DE MAIS VANESSA...

ACHEI SUPER 10 SEU POST... E AGORA, TOU ME INTERESSANDO CADA VEZ MAIS POR POLÍTICA, ASSIM PASSO A ENTENDER MELHOR COMO ESSA COISA SEM VERGONHA SE PROCEDE, rsrs.

MAS É ISSO AÍ, TEMOS QUE LUTAR, E SE TEMOS VOZ PARA ISSO, DEVEMOS FAZÊ-LO.

ABRAÇÃO PRA VOCÊ VANESSA E PARA AS MULHERES DE 30. APROVEITANDO A BRECHINHA, O BLOG TÁ SUPER 10 E GOSTEI MUITO, E JÁ ATÉ INDIQUEI, PARABÉNS A TODAS VOCÊS...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...