domingo, 2 de dezembro de 2007

Está tudo planejado:

se amanhã o dia for cinzento,
se houver chuva
ou se houver vento,
se eu estiver cansado
dessa antiga melancolia
cinza fria
sobre as coisas
conhecidas pela casa
a mesa posta
e gasta
está tudo planejado
apago as luzes, no escuro
e abro o gás
de-fi-ni-ti-va-men-te
ou então
visto minhas calças vermelhas
e procuro uma festa
onde possa dançar rock
até cair.

(Caio Fernando Abreu)


Gosto muito de ler. Tenho a leitura como um hábito realmente diário. Decidi abrir meu diálogo hoje com esse poema, pois ele ilustra bem o meu presente. Fim de ano paira uma angústia estranha no ar... que as vezes sufoca feito gás de cozinha. Mas num dá pra jogar a toalha aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo né? É necessário acreditar que ainda restará energia pra terminar o ano, e que no final tudo vai realmente dar certo... o que resta a fazer então, quando a melancolia baixar nos dias cinzentos, é desenterrar as boas e velhas calças vermelhas (mesmo não tendo uma) e dançar (nem precisar ser rock) pra espantar a uruca!


Mariana tenta se planejar, mas quase nunca dá certo. Detesta futebol, ama música e bons poemas. Odeia luzinhas de natal e acha que mesmo quase balzaca, sair com os amigos pra sacudir o esqueleto continua sendo um bom remédio pras angústias cotidianas.


2 comentários:

Sisa disse...

Oi Mariana, uma vez eu li um texto, não tenho certeza mas acho que era do Drummond, falando que quem teve a idéia de fatiar o tempo em pedacinhos teve uma idéia genial. E é mesmo. Chega fim de ano, a gente tá cansada, doida pra jogar tudo pro alto, aí... VEM JANEIRO! Um ano novinho em folha, parece que as baterias são recarregadas e a gente tem fôlego pra começar tudo de novo!

Gisele Lins disse...

Oi, Mari!
Concordo com vc sobre o sair com os amigos (nem necessariamente para dançar), especialmente no final do ano. O problema é que todo mundo (inclusive a gente) é tão cheio de afazeres, compromissos, amigos secretos e festas de fim de ano que dezembro costuma ser o ano qu eue menos vejo meus amigos. Mas sei que eles estão lá e como diz a Sisa, Janeiro vem aí!
Um beijão pra ti!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...