domingo, 30 de dezembro de 2007

A menina, a pedra e o cavalo

Contam que em certa ocasião, uma menina entrou no ateliê de um escultor. durante um longo momento, ficou admirando todas as coisas assombrosas do ateliê: martelos, cinzéis, pedaços de esculturas rejeitadas, esboços, bustos, troncos... Mas o que mais impressionou a menina foi uma enorme pedra no centro do ateliê. Era uma pedra tosca, cheia de machucaduras e feridas, desigual, trazida numa penosa e longa viagem da longínqua serra. A menina ficou “acariciando” a pedra com os olhos e, depois de um instante, foi embora. Ela voltou ao ateliê poucos meses mais tarde e viu surpresa que, no lugar da enorme pedra, se erguia um belíssimo cavalo que lhe parecia ansioso para libertar-se da rigidez da estátua e começar a galopar. A menina se dirigiu ao escultor e lhe disse: “como você sabia que dentro dessa pedra se escondia esse cavalo?”.

Educar vem da palavra latina “educere”, que significa “tirar de dentro”. É educador quem não vê o aluno a pedra tosca e desigual que nós vemos, mas a obra de arte que se esconde dentro de cada um deles, e entende sua missão com aquele que ajuda a limar as asperezas, a curar as machucaduras, contribuindo para aflorar e se manifestar o ser maravilhoso que todos carregamos potencialmente.

(do livro “Educar valores e o valor de educar – parábolas”, de Antonio Pérez Esclarin – Editora Paulus)


Aline: Professora de educação física e mãe em tempo integral, veterinária não atuante... Fiz trinta anos em 2006. Casada, dois filhos lindos (claro!!!! rsrs). Adoro contemplar o mundo e perceber que existe esperança, beleza, alegrias.

3 comentários:

Angel disse...

Oi Aline!
Ótimo trecho do livro.

Gostaria que fosse mais fácil mudar comportamentos. Deixar o preconceito de lado e inspirar a manifestação de tudo de bom que existe em cada um. É difícil, mas teimo em acreditar que esse é o caminho.

Beijos!

Sisa disse...

Ai que lindo! Por isso que mesmo nao tendo vocacao, acho que educacao infantil e muito mais importante do que educacao superior... e como se voce realmente visse o que tem dentro e se dispusesse a tirar...

Paula disse...

Se 10% dos educadores entendessem que educar é uma arte, e não um fardo, muitas jóia raras poderiam ser extraídas de nossas crianças!
Muito lindo este trecho do livro!

Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...