quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Recomeçar

Sempre que a gente leva uma paulada nas costas, parece que nunca mais vai conseguir levantar. E quando digo paulada nas costas, não estou querendo dizer no sentido literal da frase não, e sim em todas essas ‘pegadinhas’ da vida. Morte, acidente, desilusão amorosa, problemas no trabalho, problemas financeiros e assim vai. Já percebi que principalmente depois dos 30 a gente tem mania de continuar na ‘inércia’, ‘seguir a onda’. Para vocês que não se lembram do Segundo Grau (ou ensino médio??), o Princípio de Inércia (1ª lei de Newton) diz que um corpo que não é submetido à ação de nenhuma força ou que é submetido a um conjunto de forças de resultante nula não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento, e a sua velocidade se mantém constante. Na verdade, melhor ainda, ‘todos os corpos são “preguiçosos” e não desejam modificar seu estado de movimento: se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam se mover. Essa “preguiça” é chamada pelos físicos de Inércia e é característica de todos os corpos dotados de massa’. Então… como eu estava dizendo, depois dos 30 temos esta tendência de ficar na inércia. Se estamos em um casamento ou relacionamento que não está agradando, temos aquela tendência de deixar rolar mais um pouco, mais um pouco…e assim se vão anos. O mesmo acontece no quesito trabalho, se finalmente achamos aquela posição que parecia dos sonhos, mas que na realidade não é, a gente acaba acomodando e ficando, ficando…. de uma maneira, cada vez mais infeliz.

A gente tem que aprender a RECOMEÇAR… Na verdade, não importa se você vai se refazer da ‘sua paulada’ 2 dias depois ou 20 anos depois, o importante é recomeçar, tentar.

Essa coisa de recomeçar, veio na minha cabeça essa semana, por causa da história de uma amiga. Essa amiga viveu mais de 30 anos em um casamento falido, mas nunca tinha coragem de recomeçar a vida, sempre tinha medo. Passou anos sofrendo, achando que no próximo ano ia melhorar… mas no neste último ano, finalmente essa amiga acordou, e apesar dos problemas financeiros resolveu enfrentar essa nova vida sozinha. Com 55 anos de idade, achou que a vida afetiva já tinha acabado, afinal estava muito velha para essas coisas. Mas o destino tratou de dar um jeito nisso. Hoje esta amiga achou um novo amor, uma pessoa que dá para ela todas as coisas que o marido nunca deu: carinho, atenção, companheirismo. Se vai durar para sempre não sei, mas só essa tentativa já valeu a pena.

Eu posso ir mais longe ainda com minhas histórias de recomeço. Outro dia, assistindo à um programa americano de televisão (The Oprah Winfrey Show), vi a história de uma menina que bem podia ser uma de nós. Essa menina tinha sido uma boa aluna na faculdade, terminou os estudos em economia cedo e logo conseguiu um bom emprego na bolsa de valores de Nova York. Aos 30 e poucos anos já era chefe do departamento que trabalhava, e ganhava muito bem. Mas apesar do prestígio e do dinheiro, ela não estava satisfeita com seu dia a dia, de muito trabalho e de muita responsabilidade. Depois de muito pensar e planejar, ela decidiu largar o emprego, não só o emprego, mas toda a carreira dentro da economia. Hoje ela é trapezista, ginasta, e apesar de ganhar menos de 50% do que ganhava antes, está muito feliz. Bom, acho que não preciso comentar mais nada, né? Claro que nem todo mundo precisa ir ao extremo como ela fez.

Eu sei que esse tema pode parecer meio clichê, mas a gente mesmo assim tem essa tendência de esquecer, deixar para depois, ficar na inércia. O que muita gente não percebe é que aquela força que precisamos pra nos tirar da inércia, esta na verdade dentro da gente. Por isso eu digo para vocês minhas amigas, nunca é tarde para recomeçar!!


Liz acredita em recomeços, depois de uma desilusão no seu mestrado em física, não baixou a cabeça, e mesmo sabendo que a maioria dos seus colegas neste momento está começando ou terminando o doutorado, resolveu RECOMEÇAR e mudar totalmente de área. Começou recentemente um novo mestrado, agora no departamento de medicina (em neurociências). Ah sim, e está muito feliz com sua decisão, diga-se de passagem.



13 comentários:

Paula disse...

Adorei seu texto, Liz!
Sabe, eu acho que se todo mundo tivesse coragem de recomeçar, as pessoas seriam muito, mas muito mais felizes! O problema é que, algumas vezes, não é fácil deixar tudo para trás e começar do zero, em busca de um ideal. Surgem várias desculpas, como inércia, medo do desconhecido (nem todos se jogam e acreditam rsrs), falta se conhecer de verdade e saber o que realmente trará felicidade...
Conseguir fazer isso é coisa rara, que poucos conseguem, os que enfim encontram a tão sonhada paz para viver!
Fiquei pensando muito em alguns pontos da minha vida que não estão do meu agrado e que gostaria de mudar, mas acho que para mim ainda falta saber o que eu queria de verdade...
Fiquei pensativa!
Beijos.

Sisa disse...

Não preciso falar nada. Você sabe o tanto que eu me orgulho de você.
Beijos.

Tania disse...

Adorei seu texto!
Como a maioria das pessoas, tenho dificuldade de recomeçar, sofro, choro, mas acabo me levantando e me refazendo.
O difícil, como você mesma descreveu, é dar o primeiro passo, é reconhecer que está ruim e resolver dar a volta por cima.
Beijos.

Angel disse...

Recomeçar é mesmo um grande passo. Difícil, de grande risco (às vezes) mas dá um alívio danado quando conseguimos. Parabéns pelo seu recomeço e SUCESSO!
Bjos

Anônimo disse...

Liz, tenho muito orgulho de você! Essa não é a primeira vez que você muda radicalmente sua vida e recomeça sem medo, espero que as coisas continuem dando certo sempre, boa sorte nesse novo desafio, competencia sei que vc tem de sobra!
Bjão!!!

Andressa disse...

Tenho 29 anos e em maio faço 30. Adorei esse texto pois expressa um pouco o que estou passando. Tenho que recomeçar aos 30, pois terminei um casamento que não deu certo: morava em outro Estado e tive de voltar para a minha cidadezinha natal, do interior de São Paulo, e recomeçar na casa de minha mãe.

Não tem sido fácil e no início tive de procurar ajuda psicológica. Eu olhava para as minhas antigas amigas, todas agora casadas e muitas com filhos. Outras já formadas na faculdade e exercendo suas profissões, enquanto eu estava ali, começando do zero. Não foi fácil me reerguer e tenho dado passinhos pequenos, um de cada vez.

Aos poucos as coisas tem começado a andar. Encontrei alguém que me amasse de verdade, com um amor capaz de suportar os problemas da vida, coisa que não acontecia com o anterior. Ele me deu esperanças de que a vida continua e que posso tentar de novo sim, independente da idade que tenha. Estamos noivos e assim que tudo se estabilizar nos casaremos.

Faço questão de acompanhar esse blog. Ele vai ser como uma ajudinha a mais nesse meu recomeço. Vai me ajudar a olhar pra frente quando tudo parecer assustador.

Slots Type disse...

Excellently)))))))

Anônimo disse...

What i don't understood is in fact how you are not actually a lot more smartly-preferred than you may be right now. You are so intelligent. You recognize therefore significantly when it comes to this matter, made me individually believe it from a lot of various angles. Its like women and men are not involved until it's something to
dо with Lady gaga! Your own stuffs gгeаt.
Always cаre for it up!

Ηere is my web page - wiki.sejapan.net
my web site > Privatedatingonline.Com

Anônimo disse...

I must thanκ уоu for the еffortѕ you've put in penning this blog. I am hoping to see the same high-grade blog posts from you in the future as well. In truth, your creative writing abilities has motivated me to get my own, personal site now ;)

Feel free to visit my blog post www.insideadog.com.au
my site :: related website

Anônimo disse...

Yοu actually make іt аppear sο eаsу
togеther with your presentation but I in finding this topіc to be
actuаllу one thing that Ι believe Ι might by no means underѕtanԁ.
Ιt κind of feels too compliсated
and extremelу wide for me. I am hаνing a look fοrward on yоuг next publіsh, Ι'll attempt to get the cling of it!

Also visit my homepage: http://soloszabi.blogspot.com/2011/07/mavic-Ksyrium-sr-perfect-all-rounder.html?m=1

Anônimo disse...

Sоmeonе essеntially assist to make seriоuѕly posts I might ѕtate.
Thiѕ іѕ the very fіrst time ӏ frequenteԁ
your web page and to thiѕ point? I surprised with the analysis yοu made to crеate this particulaг put
up incredible. Fantastic job!

Visit my websіte american-saddlebred.com

Anônimo disse...

Hі there, I fοund уour ѕite by wаy οf Googlе еѵеn aѕ ѕearching for a related mаtteг, yοur ωеbsіte got
here up, it sеems to be good. I've bookmarked it in my google bookmarks.
Hello there, simply was aware of your blog thru Google, and located that it'ѕ
truly informative. I'm gonna be careful for brussels. I'll appreciate if
you haрpen to proceed thіs in futuгe.
Α lоt of folks might be benеfited from your writіng.
Ϲheers!

Feеl freе to ѵisit mу blog; silk n sensepil review

Anônimo disse...

I have smokеd cigarettes οn аnԁ off ever ѕince i ωas abоut
Twelve. Gave uρ 2 times once for Fouг years аnd once regarԁing 15
yeaгs! Started smoking once more 3 yeaгs in thе pаst and havе resented mуself every sіnglе day for doing this.


Feel free to suгf to my ρagе - http://www.silivrenstudios.com/ss/issa/index.php?option=com_blog&view=comments&pid=26987&Itemid=0

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...